Sobre nós

A Casa Chico do Vale foi fundada em 2014 por Helenice Natalina Silva, conhecida como Nice, anos após se recuperar de um tumor na hipófise. Diante do desafio, ela enxergou uma nova missão de vida à frente: ajudar pessoas carentes durante os tratamentos de câncer e pós-transplante, dado que o sistema público de nosso país não consegue fornecer o amparo necessário nesses casos.

Felizmente, Nice conquistou o apoio de muitas pessoas que acreditavam em seus ideais. Em uma casa cedida por parceiros do projeto no bairro São Luís, os primeiros pacientes foram recebidos naquele mesmo ano. De lá para cá, foram atendidas mais de 1.500 pessoas das mais diferentes regiões do Brasil, embora a maioria delas venha de zonas rurais mineiras sem assistência adequada em saúde.

A Fundadora

Helenice Natalina Silva, de Montes Claros (MG) tem uma trajetória dedicada ao ensino e à caridade, prestando apoio a pacientes carentes desde 2005. Apaixonada pela vida, em seus trajetos entre a casa e o hospital, Nice observava uma série de pacientes carentes impossibilitados de avançar no tratamento por não terem onde ficar ou uma estadia adequada.

Além dos pacientes transplantados e dos acometidos pelo câncer, refugiados e idosos chamam a atenção de Nice pois há raríssimas organizações que desejem recebê-los — eles demandam espaços ainda mais higienizados, bem como uma dieta adaptada às necessidades do organismo que se recupera.

Desde 2006, Nice participou de uma série de projetos sociais que fortaleceram a sua formação em cuidados com pacientes, gestão administrativa e ensino. Hoje, ela representa a Casa Chico do Vale no HubSocial, que capacita outros negócios sociais e acelera o desenvolvimento deles.

A equipe

Contamos com uma equipe de voluntários bem dispostos que nos apoiam de acordo com a disponibilidade e as habilidades que têm. Alguns deles são ex-pacientes que, de tão apaixonados pela casa, resolveram retornar após a finalização do tratamento para nos ajudar. Agradecemos a todos pelo empenho e carinho que oferecem diariamente e tanto colaboram com a recuperação de nossos hóspedes!